O Rei das Blue-Chips!

O Rei das Blue-Chips!
O objetivo deste blog é de mostrar opiniões sobre o mercado de ações no Brasil.

10/01/2014

Como usar análises fundamentalistas para trades de curto prazo, mesclando AT e AF?

http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/
Eu acho que o investidor deve usar todos os conhecimentos possíveis para lucrar na bolsa de valores.

Não acredito na famosa briguinha que existe entre defensores da análise fundamentalista (AF) e usuários da análise técnica (AT, ou análise grafista). Eu mesmo uso as duas técnicas em meus trades, com raras exceções.

Primeiro, vamos lembrar das diferenças básicas ente AT e AF:

1 - AT: o grafista puro não gosta, não lê balanços nem notícias. Parte do princípio de que quem manda no mercado são os grandes investidores (que concordo) e tem o poder de forçar as cotações para cima ou para baixo.

O grafista puro acredita que todas as informações de balanços e outros comunicados já estão refletidos nos preços atuais, porque os grandes investidores já sabiam das informações antes delas chegarem ao grande público (concordo com isso, mas entendo que é importante saber os fundamentos das empresas, mesmo que seja para trades de curto prazo).

Assim, o grafista usa os gráficos para identificar tendências dos preços e tentar seguir a onda, seja para baixo, seja para cima.

2 - AF: o fundamentalista puro tenta identificar distorções nos preços atuais, a partir do estudo sobre a empresa e seu setor de atuação, além de um estudo mais abrangente sobre o cenário econômico geral.

A AF clássica foca o longo prazo (período acima de 3 anos em minha opinião, mas há controvérsias sobre o que é longo prazo) e tende a  não se importar muito com variações de preços no curto prazo.

Na ponta compradora, o objetivo é identificar preços que estejam abaixo do cenário mais provável no longo prazo e montar uma carteira de ações, supondo que, no longo prazo, os preços tendem a acompanhar os fundamentos da empresa, além de receber os dividendos.

Na ponta vendedora, o AF usa a estratégia inversa: tenta identificar preços que já estejam sobrevalorizados, que embutem uma ótima performance futura, mas, pela análise de fundamentos, não ocorrerá.

É importante salientar que a maioria dos grandes investidores usam AF para gerenciar sua carteira de ações. Portanto, o grafista acaba tentando seguir a AF que os grandes investidores fazem.

3 - Com base nessas duas escolas, como usar a AF para trades de curto prazo?

O que acho interessante, e eu uso, é estudar as empresas para tentar identificar qual o cenário mais provável no longo prazo. Usando como parâmetro o cenário mais provável para os preços no longo prazo (LP), entendo que fica mais fácil fazer trades no curto prazo (CP).

Por exemplo, ao analisar uma empresa (ou ler minhas análises, para vc economizar tempo!!!) vc identifica que o preço, no LP, tende a ir a 20,00, trazido a valor presente. No momento, o preço está a 8,00. Vc identifica que a tendência mais provável é o preço subir, mesmo que caia em vários pregões no CP.

É óbvio que há margens de erro, já que os preços de CP estão sujeitos a vários ruídos e a outros eventos, como operações vendidas, notícias de efeito somente no CP. Mas isso tem que ser gerenciado pelo trader.

Desse modo, a AF ajuda, e muito, os trades de CP.

Mas muitas pessoas não gostam de ler e analisar as empresas, por vários motivos: não tem tempo ou não tem um preparo adequado, por não conhecer Contabilidade e Administração Financeira.

Concluindo, entendo que as análises fundamentalistas de meu outro blog, podem ajudar e muito os trades de CP. Afinal, eu mesmo uso essa técnica de mesclar as duas escolas de análise.

O pessoal que lê as análises gosta, porque recebo bons feedbacks:

http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/p/opinioes-de-leitores.html

Deixo claro que não recomendo compra, venda ou manutenção de ativos. O objetivo é mostrar o que aconteceu no passado, mostrar os pontos positivos e negativos atuais, estudar o mercado de atuação da empresa e, principalmente, tentar mostrar as possibilidades FUTURAS das empresas,

Veja o texto sobre isto no link

http://analisedefundamentos.blogspot.com.br/p/por-que-comprar-os-relatorios-deste.html

Tome cuidado, tenha atenção ao realizar investimentos e boa sorte!!
-

Nenhum comentário:

Postar um comentário